Web design, criação de sites e a importância da informação

Web design e a informação

Há uma diferença conceitual marcante entre design nos meios tradicionais, como no gráfico e o design aplicado na web. Na web, a estética deve ser moldada ao dispositivo que acessa ao site. No meio gráfico é possível prever como o usuário final verá a estética do produto, já na web isto é improvável, pois a aparência pode e deve mudar radicalmente de acordo com o sistema operacional utilizado, configurações pessoais, navegadores, resoluções de tela e dispositivos, como celular, TV, leitores de telas entre outros. Por esses motivos, a informação (HTML) deve trabalhar independente da formatação (CSS) e do comportamento (scripts), que são recomendações do W3C.

A World Wide Web Consortium (W3C) é o órgão responsável por recomendar padrões de desenvolvimento para a internet. Por meio destes padrões se pode classificar: web sites de acordo com suas características técnicas, indo além do visual e; navegadores, de acordo com sua capacidade em atender aos padrões definidos.



As vantagens de se ter um site, um conceito e uma identidade na web
A internet tornou-se a maior ferramenta de marketing do mundo, e também a mais acessível.
Tudo isso se deve ao seu alcance de grande parcela da população mundial acarretada pela sua dinamização e disseminação crescentes no planeta. A tendência do mercado atual é que cada vez mais as empresas necessitem de um segundo endereço, o virtual. De modo que divulguem seu conteúdo para se sobreporem ao seu concorrente que possivelmente já têm sua página na internet. Um endereço virtual gera publicidade e credibilidade por parte do internauta e consumidor.

Os benefícios de se possuir uma identidade virtual são vários, e podemos apontar como os principais o fato de que a internet é o meio que passa as devidas informações de maneira mais rápida e objetiva.

Torna a relação mais amigável com o consumidor, por diminuir significativamente as necessidades de inconveniências inerentes às outras formas de divulgação como: Telemarketing, Panfletos poluentes, Correspondência e Outdoor que causam poluição visual e ambiental. Desse modo, esclarece mais que todos os meios anteriores citados e com mais elegância se for contratado o profissional correto para direcioná-lo devidamente.
Outra vantagem que leva sobre as outras formas de anúncios, é que pode ser acessado a qualquer hora e lugar que tenha internet, tornando mais conveniente e as propostas oferecidas sendo analisadas com mais calma.

A informação também como atrativo

De uma forma geral, embora usualmente possa parecer que a primeira impressão que se tem de um site é o visual, na verdade o visitante busca o conteúdo, por esse motivo o primeiro passo estratégico é definir bem todas as informações que o site terá, definir claramente a arquitetura de informação do site e por último, o design visual do site, que em hipóstese alguma pode perder apelo visual, ser fraco visualmente, pois precisa ser gravado na memória do visitante.
As animações têm o poder de atrair e cativar a audiência. Isso, por si só, pode ser o fator de sucesso de um projeto, desde que pensado num todo.


A Odesign tem uma metodologia de trabalho que respeita todas essas etapas, definindo o público alvo do site, o objetivo, os serviços oferecidos, o diferencial para esse público. A partir desses e de outros elementos que sejam especificamente relevantes ao projeto, será definida a estrutura do site (Arquitetura de informação), a tecnologia empregada e o layout.

Na era da informação, tempo é primordial, o usuário chega ao site querendo respostas imediatas, e não obrigá-lo a parar e pensar, mas sim oferecer de fato o que o site tem de mais atrativo, é o caminho para transmitir suas informações de maneira correta.

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